top of page
Suporte de Cuidados de Saúde Operacional (SCSO)

Conceito de saúde específico para forças de emergência vinculadas à Proteção Civil, em concreto Bombeiros, baseado em modelos Franco-Europeus (hispanoandorrano e franco-suíço) de bombeiros, emergência e enfermagem, que promove a capacidade de acompanhamento in loco pela sua especial preparação, fornecendo aos presentes monitorizações várias.

Promove a prevenção de ‘incidentes críticos’ e, em casos graves, trata de atuar com intervenções avançadas e diferenciadas da Enfermagem, desenvolvidas exclusivamente para este contexto, até que os cuidados de emergência médica estejam disponíveis e praticáveis, de preferência afastados da(s) franja(s) adjacente(s) à Zona de Sinistro – ZS e, impreterivelmente, fora desta.

Concretiza a possibilidade de um ‘primeiro interveniente eficaz’  verdadeiramente exequível, com base nas diversas considerações teóricas, clínicas e práticas, pretendendo-se incumbir ao Bombeiro-Enfermeiro não só a resposta inicial Extra e Pré-Hospitalar mais adequada à situação, mas que também tome parte na decisão interdisciplinar no leque que vai desde a prevenção de riscos, eventuais ou adicionais, até ao salvamento, resgate, recuperação e evacuação até um local menos hostil.

Na sequência do designado ‘incidente crítico’, a sua função de iniciar precocemente um trabalho diferenciado, que oferece às vítimas – sejam elas APC e/ou civis – maior possibilidade de sobrevivência, dá a hipótese de um decréscimo da comorbilidade e confere aos Serviços de Emergência Médica (SEM) mais margem de manobra para, até com maior primazia, levar a cabo as suas ações e intervenções, pela intercolaboração gerada, constituindo-se assim um fenómeno de rentabilidade social.

Com o referido fenómeno, estendido em rede através de uma equipa nacional, devidamente dispersa e corretamente dividida, ao aliar a tecnologia, a informatização e etc. a todo um complexo rol de extensiva monitorização, faz-se possível alcançar um nível de excelência de cuidados tal, que em vez de salvar vidas, se possa prevenir ter de as salvar.

Produto do SCSO:

  • Satisfação de necessidades humanas em matéria de cuidado, durante as ações de preservação de segurança;

 

  • Introdução da Práxis criadora e reflexiva na EPH em ambientes específicos/hostis inacessíveis à emergência médica convencional;

 

  • Resposta de Cuidados de Saúde que supera lacunas operacionais, táticas, formativas e educacionais em contexto de Proteção Civil e Bombeiros;

 

 

  • Assistência em Saúde Especializada, para e nos campos da Proteção Civil e Bombeiros;

 

  • Função de Complemento dos SEM de Portugal.

bottom of page